Obtencao do gas oxigenio
Participantes:
O elemento químico O2 (Oxigênio) vem sendo estudado pelos cientistas, mas somente foi obtido na forma de O2 por Scheele em 1772 e por Priestley em 1774 mas apenas Priestley publicou seus resultados sobre o gás.
Contudo, foi o químico Lavoisier em 1775 que realmente obteve as propriedades e as características, batizando-a de substancia. Foi descoberto que o oxigênio era encontrado no ar e na água sendo fundamental na combustão de certas matérias.
O símbolo do oxigênio é O, com numero de atômico 8 (8 prótons e 8 elétrons) com massa atômica 16.
O Oxigênio na sua forma molecular O2 é um gás a temperatura ambiente, incolor (azul em estado liquido e solido), insípido, inodoro, comburente, não combustível e pouco solúvel em água.
O Oxigênio tem como seu principal produtor natural as plantas que produzem Oxigênio através de suas trocas gasosas.
Quando produzido em laboratório os métodos de produção exigem descobrir a necessidade de pureza e quantidade, neste sentido há vários métodos de se obter o gás Oxigênio.
Um dos principais métodos de obtenção do Oxigênio é através da destilação fracionada de ar liquefeito. Uma vez que o N2 é mais volátil que o O2 pode fazer-se uma destilação, obtendo-se uma mistura enriquecida em O2 na fase liquida.
Outro método que permite obter diretamente Oxigênio gasoso funciona utilizando Zeólitos como absorventes. Uma corrente de ar seco passa por um leito de Zeólitos que capturam o N2 do ar. O absorvente tem de ser utilizado em vários ciclos, uma vez que acaba por ficar saturado em Azoto. Para a sua regeneração os Zeólitos são depois sujeitos a baixas pressões liberando assim o N2.
Para obter Oxigênio com um elevado grau de pureza é possível utilizar uma membrana de Oxido de Zircônio pela qual o O2 se difunde preferencialmente.
Outra opção para obter Oxigênio quase puro é a decomposição térmica de KMnO4 , em vácuo seguindo a reação.
Referencias