Sintese De Compostos 9
1. INTRODUÇÃO Uma reação química, ou transformação química destaca-se por ter as características naturais do material alteradas, suas moléculas iniciais são quebradas e seus átomos reajustados de forma que se transforme em outra substância. Essas reações podem ser classificadas, dentre outras formas, por: Reações de síntese, reações de análise, reações de deslocamento ou reações de dupla troca. (FELTRE, 2004, v1)
As reações de síntese ou adição ocorrem quando duas ou mais substâncias reagem de forma que se transformará em uma única substância, como, por exemplo, na reação entre ferro e enxofre, formando sulfeto de ferro II (1). Já as reações de análise ou decomposição são o oposto de uma reação de síntese, pois uma substância se decompõe, formando substâncias mais simples que ela, como ocorre na análise de Óxido de mercúrio II, formando mercúrio e gás oxigênio (2). Em alguns casos, as reações podem ser reversíveis, nestes, a reação reversa da síntese é a análise e vice-versa. (Educação UOL,2014)
(1)
(2)
As reações de deslocamento, ou de simples troca, ocorrem quando uma substância simples reage com uma substância composta e desloca essa última formando uma nova substância simples, como na reação de cobre com nitrato de prata, formando prata e nitrato de cobre (3). A reação de dupla troca e dupla substituição ocorre quando suas substâncias compotas reagem, formando, trocando a ordem dos componentes, formando novas substâncias compostas, como, por exemplo, na reação entre cloreto de sódio e nitrato de prata, formando cloreto de prata e nitrato de sódio (4). (FELTRE,2004,v1)
(3)
(4)
Tendo essas definições é possível obter diversos compostos através de reações, assim como substâncias simples como o gás hidrogênio e o gás oxigênio. O gás oxigênio compõe cerca de vinte e um por cento da atmosfera terrestre, logo é bem abundante em nosso meio, sendo a forma diatômica do elemento Oxigênio. Para obter o gás, industrias e hospitais resfriam e