Gases
- Gás oxigênio – Utilização: A principal utilização do oxigênio é como oxidante, devido à sua elevada eletronegatividade, superada somente pela do flúor. Por isso, o oxigênio líquido é usado como comburente nos motores de propulsão dos carros, embora, nos processos industriais, o oxigênio para a combustão seja obtido diretamente do ar. Outras aplicações industriais oxigênio são a soldadura e a fabricação de aço e metanol. A medicina usa o oxigênio administrando-o como suplemento em pacientes com dificuldades respiratórias.
Também é engarrafado para ser respirado em diversas atividades desportivas ou profissionais, como o mergulho, em locais sem ventilação ou de atmosfera contaminada.
Modo de obtenção: Um dos principais métodos de obtenção do Oxigênio é através da destilação fracionada de ar liquefeito.Uma vez que o N2 é mais volátil que o O2 pode fazer-se uma destilação, obtendo-se uma mistura enriquecida em O2 na fase liquida.
- Gás hidrogênio- Utilização: O hidrogénio é utilizado pela indústria química para síntese das matérias plásticas, do poliéster e do nylon.
No domínio espacial, o hidrogénio é um combustível leve e eficiente: a título de exemplo, 1 kg de hidrogénio contem três vezes mais energia do que 1 kg de gasolina. Reage com o oxigénio líquido transportado nos foguetões (em particular Ariane 5) para fornecer uma grande quantidade de energia.
A indústria do vidro também utiliza hidrogénio. Para obter vidro plano (para janelas, ecrãs planos, etc.).
Modo de obtenção: A escolha do melhor método de produção do hidrogênio depende da quantidade que se quer produzir e do seu grau de pureza. As tecnologias de produção do hidrogênio necessitam de energia sobre alguma forma como calor, luz ou eletricidade de forma a que se inicie o processo.
Passando se vapor de água sobre coque aquecido a rubro, onde o produto obtido será o gás d,água, tratando se de um combustível industrial de fácil obtenção e de queima com liberação de grande