Gases
Os gases são substâncias fluídas que estão presentes em grande quantidade na natureza.
O ar atmosférico é composto por vários gases, tais como: nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e outros gases (1%).
Os gases possuem a propriedade de expansão (aumento de volume) e contração (diminuição de volume). Estas mudanças ocorrem de acordo com a mudança de temperatura, pressão, etc. Possuem também a capacidade de passar para o estado líquido, ocupando desta forma menos espaço.
Os gases são importantes para os seres humanos, pois são aplicados em diversas atividades, tais como: uso doméstico (gás de cozinha), hospitais, meios de transporte, medicina e indústria.
Por outro lado, existem os gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis. Estes gases (dióxido de carbono, gás metano, perfluorcarbonetos, óxido nitroso e hidrofluorcarbonetos) prejudicam o meio ambiente, colaborando para o processo de aquecimento global.
Características gerais dos gases(2) As substâncias quando no estado gasoso, suas moléculas se distanciam muito uma das outras, o que dificulta bastante as interações. Assim há um choque constante contra as paredes do recipiente que as contém; este movimento contínuo e desordenado exerce sobre as paredes determinada força por unidade de área, ou seja certa pressão. Um aumento na temperatura provoca um aumento da energia cinética média das partículas (maior número de choques), conseqüentemente, aumento na pressão. No entanto, essas características correspondem a gases ideais ou gás perfeito, pois nos chamados gases reais há interações intermoleculares que diferenciam suas características. Quando estudamos um gás, devemos medir e estabelecer relações entre as seguintes propriedades: pressão (P); volume (V); temperatura (T) e quantidade de matéria, que é indicada pelo número de mols (n). Isso porque são estas propriedades que definem o estado físico de uma substância, ou seja as condições que se encontra essa