Gases
Vamos aqui abordar os gases, gases são compostos moleculares que possuem características como a grande compressibilidade e a capacidade de se expandirem, estes compostos não possuem volume fixo, são miscíveis entre si e em qualquer proporção.
Os gases tem múltiplas aplicações. São utilizados para acelerar ou interromper processos, aquecer, resfriar, alterar e preservar produtos. São “trabalhadores invisíveis” que levam benefícios imensuráveis para a humanidade e para o meio ambiente: mantém os alimentos frescos, ajudam as pessoas a respirar e são utilizados para limpar e melhorar a qualidade da água e dos seres que nela vivem. Os gases estão envolvidos com a manutenção da saúde e a melhoria da qualidade de vida.
Os gases são substâncias cujas moléculas perdem totalmente a atração entre si e se dispersam muito umas das outras, além disso, estas moléculas estão sempre em movimento desordenado.
Um gás, seja ele qual for, pode sofrer três tipos de variação: de volume, temperatura e de pressão, estas são as variáveis de estado. Algumas leis que também vamos bordar e são de grande importância para o estudo dos gases são as de Charles, Gay-lusac e Boyle, cada uma com suas particularidades.
1. Gases
Os gases possuem características um tanto quanto particulares, pensando nisso se faz necessário um estudo especial sobre esses compostos. A começar pela constituição química, os gases podem constituir moléculas (CO2, CO) ou se apresentarem como átomos isolados (gases nobres - He, Ne, Ar,...).
Quanto às características físicas, os gases podem se expandir ou sofrer compressão, dependendo do local onde estiverem. Se confinados em recipientes fechados, adquirem formato específico, mas se deixados livres tendem a ocupar todo o espaço disponível. Esse grau de liberdade das moléculas gasosas faz com que se movimentem de forma desordenada, mas ao mesmo tempo contínua.
2. Variações de estado
A expressão ‘estado de um gás’ designa a situação