Síntese da água
Síntese da água
Disciplina: Laboratório de química geral e inorgânica
Professor: Jaime Curso: Farmácia
Maringá
Introdução
Lavoisier, francês, que viveu no período de 1743 a 1794, foi quem primeiro compreendeu que a água se tratava de uma substância composta e não de uma substância elementar simples. Esta descoberta foi um importante avanço, e, Lavoisier demonstrou-a pela decomposição, fazendo passar vapores de água em um ferro ao rubro e obtendo gás hidrogênio e “cal de ferro” e, também, pela síntese de água a partir dos gases hidrogênio e oxigênio. Portanto, a água é uma substancia composta formada de 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio.
2H2(g) + O2(g) 2H2O(liq)
Em termos de volume, estando os gases na mesma temperatura e pressão, de 2/3 do volume devem ser ocupados pelo gás de hidrogênio e 1/3 de gás oxigênio. O hidrogênio é um gás incolor, inodoro e insípido, é a substancia de menor densidade que se conhece. Foi caracterizado por Cavendish, em 1766, que o chamou de “ar inflamável” porque ardia ao ar. Posteriormente, Lavoisier, em 1781, demonstrou que a queima deste gás ao ar formava unicamente a água e deu-lhe o nome de hidrogênio do grego (hydro=água) + (gene=formador) = “formador de água”
O hidrogênio é obtido industrialmente pela eletrolise da água, pelo processo do vapor d’água e ferro, subproduto de certas operações de refinamento de petróleo. Em quantidades menores pode ser obtido através da reação entre um metal e um ácido. O hidrogênio tem muitos usos industriais como matéria prima, tais como, a fabricação de amônia, hidrogenação de óleos e gorduras insaturadas. Espera-se que seja o combustível do futuro, substituindo os combustíveis fosseis e renováveis da biomassa.
O oxigênio foi descoberto independentemente por Scheele, em 1772, que o chamou de “ar de fogo” ou