observações ied
Dialética Hegeliana-Marxista -> Tese (Fato) + Antítese (Contradição) = Síntese (Harmonia) -> Na contradição de opostos, ambos se anulam e da superação do conflito, nasce uma nova tese. Ex: Tinta branca + Tinta Preta = Tinta Cinza (Que não é nem branca e nem preta)
Dialética de Complementaridade -> Tese (Fato) + Antítese (Contradição) = Complementação (Harmonia) -> Na contradição de opostos, um complementa o outro, sem qualquer superação ou anulação. Ex: Jusnaturalismo (Tese) + Positivismo (Antítese) + Sociologismo Jurídico (Antítese) = Tridimensionalismo (Que continua mantendo a essência das três correntes)
http://www.miguelreale.com.br/artigos/vdialetica.htm
AAAI AGORA QUE EU LI! é COMPARAÇÃO! assim hill... o tattin fala da normatização atraves do poder do estado nacional que rege a vida em sociedade, ok? de acordo com ele, apesar de simpatizar com os carinhas, ele seguiu a norma... ja o utilitarismo prega "Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).", correto? o bem estar ali seria o que? comer o carinha la... então colocaria em cheque a legislação com esse principio do bem estar máximo... acho que é isso... ACHO Olha, o que eu acho é que a visão utilitarista neste caso levaria a pensar que melhor que morrer todos é morrer um para salvar os outros. Parecido com aquele caso de jogar um fulano na frente do trem desgovernado para salvar os trabalhadores espalhados pelo trilho a frente. Mas não encontrei nas palavras do Tatting nada muito neste sentido, a não ser quando diz "choca-me o absurdo de condenar estes homens a morte quando suas vidas foram salvas à custa das vidas de dez trabalhadores heróicos". exato... o bem-estar estaria na vida dos que ficaram e que foi salva, mas o tatting acabou por acusar, não defender, seguindo a normatização prevista
Ele se abstém de votar... acho que entra em um "conflito interno" sobre apoiar a