Macroeconomia
DEMANDA E OFERTA - EQUILÍBRIO DE MERCADO MICROECONOMIA
3.1. Introdução
Esta é parte da Teoria Econômica que se envolve com a Microeconomia. Estuda o comportamento das famílias e das empresas, e os mercados que atuam. A Teoria Econômica representa um só corpo de conhecimento, porém, como os objetivos e métodos de abordagem podem diferir, de acordo com a área de interesse do estudo, é realizada uma divisão conforme a seguir:
Microeconomia: envolve-se com o comportamento dos consumidores e produtores e o mercado no qual se integram. Seu foco de análise, ainda que parcial, é a determinação dos preços e quantidades em mercados definidos. Portanto visa diretamente as empresas, mas o mercado onde elas e consumidores interagem.
Macroeconomia: estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados como PIB, investimento, exportações, nível geral de preços, etc., cuja finalidade é a definição de política econômica. Seu enfoque é conjuntural e de curto prazo; preocupa-se com inflação, desemprego.
Desenvolvimento Econômico: estuda modelos de desenvolvimento que produzam o aumento do padrão de vida das pessoas. Seu enfoque é estrutural e longo prazo; preocupa-se com o crescimento da renda e sua distribuição, etc.
Economia Internacional: estuda as relações de troca entre países - transações de bens e serviços e transações monetárias. Trata da determinação da taxa de câmbio, do comércio exterior e das relações financeiras internacionais.
3.2. Divisão da Microeconomia
A Microeconomia está dividida em quatro grandes partes conforme a seguir:
a) Teoria da Demanda ou Teoria da Procura estuda as diferentes formas que a demanda pode assumir, e os fatores que a influenciam. b) Teoria da Oferta abrange a Teoria da Produção, que estuda o processo de produção dentro da ótica econômica, e a Teoria dos Custos de Produção, que classifica a analisa os custos. c) Análise das Estruturas de Mercado trata da maneira como estão