O Homem no contexto do Trabalho
Fornecer informações sobre a importância da disciplina na formação profissional do gestor de empresas. Sinalizar ao gestor de empresas os fatores humanos presentes nas situações de trabalho em toda a sua complexidade e com os quais ele precisa aprender a reconhecer. Apresentar subsídios aos gestores para conseguirem formular soluções de intervenção para as situações de trabalho que envolva fatores humanos.
A disciplina de comportamento organizacional é uma área de conhecimento multidisciplinar voltada a estudar o comportamento humano no trabalho dentro do contexto organizacional.
Conhecendo melhor os fatores humanos presentes nas situações de trabalho, o gestor de empresa pode realizar de forma mais competente sua tarefa de gerenciar pessoas, tema que iremos tratar hoje.
Papéis do gestor de empresas na gestão de pessoas
O que fazem os executivos em suas atividades? Basicamente buscam obter seus objetivos por meio do trabalho dos outros. Isso porque o executivo é um gestor. Nessa posição ele é avaliado profissionalmente pelos resultados gerados pelo grupo das pessoas que deve supervisionar. O executivo tem a necessidade de delegar responsabilidades a outras pessoas, uma vez que suas atribuições são extensas e não podem ser realizadas por uma única pessoa.
Os executivos têm a atribuição de tomarem decisões que mobilizam recursos e que incluem a supervisão de pessoas. Uma vez que as atribuições do executivo superam sua capacidade de sozinho realizá-las, eles precisam mobilizar recursos financeiros e físicos, mas também recursos humanos para alcançar seus objetivos.
A mobilização desses recursos coloca o executivo numa posição de poder, juntamente à responsabilidade de ter de decidir sobre o uso desses recursos.
Executivos também têm como atribuição trabalhar no contexto da organização. O executivo nunca trabalha sozinho. Se ele atua em grupo, é natural que essas pessoas façam parte de uma mesma organização. Nessas condições,