Observação de ambientes educacionais
Neste trabalho foi feita uma observação assistemática, não participativa de ambientes educativos formais e não formais em um raio de 500 metros nas imediações do meu trabalho.
O projeto pedagógico tem por objetivo identificar os aspectos de um ambiente educativo não escolar que poderiam contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos de um ambiente educativo escolar da região. Além disso, com base nessa identificação, refletir sobre como este ambiente pode ser aproveitado para promover a aprendizagem nas diversas disciplinas da escola selecionada.
II. Etapas de trabalho
As etapas de trabalho se resumem em observação e coleta de dados, análise dos fatos e organização do material.
III. Observação
Observação, em seu sentido amplo, é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de aspectos da realidade. A observação envolve os atos de olhar, perceber, interpretar e descrever o fato observado (Silva, W.S).
Identifiquei nas imediações do meu trabalho na Avenida Paulista, dois ambientes educativos não escolares, um museu, o MASP – Museu de Arte de São Paulo e um parque, o parque Trianon.
Um dos aspectos que torna um parque um ambiente educacional mais atrativo do que a escola é o fato de ser um espaço informal de aprendizagem onde o visitante não é avaliado com notas.
Outro fator é que a exploração pode ocorrer em grupo, individualmente, pode ser livre ou ligada a um determinado tema. A aprendizagem não formal desenvolve-se, assim, de acordo com os desejos do indivíduo, num clima especialmente concebido para se tornar agradável.
Com relação ao potencial educativo que um parque oferece, podemos dizer que a questão ambiental é um dos focos de discussão na nossa sociedade e, além disso, o tema Meio Ambiente é abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) abordando temas como Educação Ambiental, Proteção Ambiental, Sustentabilidade e outras questões ambientais.