manual estágio
SUPERVISIONADO DA ESCOLA DE
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL (1-5)
SÃO CAETANO DO SUL
2012
1. Apresentação
Nesse documento, apresentaremos a nossa proposta de estágio, ou seja, como vamos nos aproximar da realidade educacional para, a partir dela, selecionarmos aspectos que sejam significativos de serem refletidos, investigados e analisados.
É importante que se diga que essa aproximação não pode acontecer de forma solta, sem direção, pois, se temos a intenção de assumirmos uma postura investigativa e, principalmente, de pesquisa, é necessário pensarmos “as formas” de olhar esse real, pois, só assim conseguiremos intervir de maneira reflexiva e, principalmente, de forma ética no contexto educacional atual.
2. A importância do estágio supervisionado
O estágio, um dos componentes do currículo, é uma atividade que possibilita ao aluno um contato direto com a realidade na qual ele irá atuar. Por meio da observação e análise crítica da “vida escolar” – entendida como um conjunto de práticas, valores e princípios das instituições educacionais – o estagiário/aluno prepara-se para atuar de maneira reflexiva, investigativa e crítica para o exercício profissional.
Muitas vezes, quando se menciona a palavra estágio, a associação imediata que se faz é com aquela atividade burocrática a ser cumprida e entregue à secretaria para ser arquivado, não tendo nenhuma utilidade nem interesse. Não é essa concepção de estágio que propomos. Para nós, o objetivo do estágio é colocar o aluno em contato com realidades escolares diferenciadas de forma a identificar, problematizar e elaborar projetos relacionados aos conteúdos curriculares das disciplinas trabalhadas no curso.
Ao apreender situações da realidade escolar, o estágio possibilita, ao futuro profissional da área de Educação, aprofundar o entendimento sobre a complexidade da ação de educar. É essa apreensão e sua análise que farão com que o aluno do curso de