Tecnologico
Segundo o Eduardo Soto o comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações, esse campo estuda uma serie de teorias e modelos independentes, para isto precisamos compreender o ponto de vista histórico e as primeiras escolas de pensamento. As perspectivas estruturais, a administração cientifica, a teoria clássica. Concentraram-se mais na estrutura e no desenho do trabalho das organizações, já as perspectivas de conduta eram focadas em estudar a satisfação dos trabalhadores, e a perspectiva integradora analisava a estrutura e as interações interpessoais.
Para John A. Wagner III e John R. Hollenbeck o comportamento organizacional é o estudo que modifica, explica e compreende o comportamento humano nas empresas. Para eles existem três considerações importantes:
Lida com comportamento que podem ser observados como, conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou ate mesmo preparar um relatório, mas também lida com ações internas, como pensar, perceber e decidir.
Estuda as pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.
Também analisam “comportamento” dessas unidades sócias maiores – grupos e organizações – por si. Os grupos e as organizações não são do mesmo jeito de uma pessoa, ou seja, as unidades sociais maiores não podem ser entendidas como comportamento individuais, e sim entendidas como termos de processos grupais e organizacionais.
Como podemos perceber os autores pensam que para obter o comportamento organizacional é preciso estudar o ser humano e como ele se comporta dentro das organizações, mas esses autores tem uma forma diferente para estudar o ser humano, Eduardo Soto tenta entender o ponto de vista histórico, já o John A. Wagner III e John R. Hollenbeck compreende através da observação do comportamento não apenas dos indivíduos, mas também das unidades sociais