: Observação das Células do Epitélio Bucal
Biologia Celular
Disciplina de biologia celular – prática
Relatório de aula prática: Observação das Células do Epitélio Bucal
Índice
Índice………………………………………………………....2
Objetivos…………………………………………………….3
Introdução…………………………………………………..3
Procedimento Experimental
Material……………………………………………….......3
Método………………………………………………........4
Resultados……………………………………......……...4
Conclusão…………………………………………………..4
Anexo 1……………………………………………………...5
Objetivos
A observação do epitélio bucal tem como objetivo conhecer a constituição de uma célula eucariótica animal através do MOC e identificar diferentes estruturas celulares da célula animal, com a ajuda de um corante.
Introdução
O epitélio é um tecido celular existente nos animais, que limita as superfícies externas e internas do corpo e, tal como o próprio nome indica, o tecido animal que reveste a mucosa bucal e que não possuem uma parede celular rígida como as células vegetais.
A célula tem dimensões microscópicas, sendo consideradas unidades estruturais e funcionais da constituição dos seres vivos. Existem dois tipos de células: as células eucarióticas e as células procarióticas. As células procarióticas são células menores e desprovidas da membrana celular. Já as eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células procarióticas e distinguem-se destas pelo facto de possuírem o seu material genético organizado num compartimento, o núcleo, que se encontra separado do resto da célula por uma membrana plasmática.
Estas células eucarióticas dividem-se em células vegetais e animais. A preparação observada continha células eucarióticas animais que apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo. O citoplasma é envolto pela membrana plasmática e é formado pela matriz, organelas e diversos compartimentos envoltos por membranas (organelas), a membrana plasmática separa o citoplasma do meio