Analise de Politicas Públicas
CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS.
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGICA EM GESTÃO PÚBLICA
ADILAN
JORGE
Análise dos serviços oferecidos no Programa Atenção Básica do SUS no município de São Félix
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação dos componentes curriculares de Teoria de Políticas Públicas III e Desigualdades Social e Racial, ministrado no curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.
Cachoeira
2014
Introdução
A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. É o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
A Atenção Básica considera o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sociocultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável. As Unidades Básicas de Saúdes instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem desempenham um papel central na garantia à