Relatório sobre cloroplastos
Ano lectivo 2012/2013
Biologia e Geologia
Observação de cloroplastos e de células do epitélio bucal.
23 Novembro 2012
Classificação:
Comentários:
Assinatura do professor:
Objetivos
Verificar a importância da utilização de corantes em microscopia ótica;
Utilizar corretamente o microscópio na observação de material biológico.
Na observação de Cloroplastos:
Observar parede celular, citoplasma e cloroplastos;
Observar o movimento de ciclose da célula.
Na observação de células do Epitélio Bucal:
Observar membrana citoplasmática, citoplasma e núcleo;
Executar a técnica da coloração (por irrigação);
Executar a técnica da raspagem.
Introdução
Preparações temporárias
Em microscopia ótica as preparações podem ser temporárias ou definitivas, se são de curta ou longa duração. A preparação temporária tem uma duração curta, isto porque pode ocorrer evaporação de meio aquoso.
As preparações temporárias permitem fazer observações de células no seu meio normal de vida: água salgada, água doce, soro fisiológico ou plasma sanguíneo.
Técnicas para realizar preparações temporárias:
Técnica do esfregaço- É uma técnica simples e muito utilizada em Bacteriologia, que permite a separação de células em meio líquido.
Consiste em espalhar, sobre uma lâmina, as células suspensas em meio líquido. Forma-se assim uma fina camada de células, facilitando a observação.
Este método é usado na observação de sangue e outros líquidos orgânicos, em que se coloca uma gota do líquido sobre uma lâmina, e com a ajuda de uma outra lâmina ou lamela se espalha bem. Depois de seco o material pode ser corado e fixado.
Técnica do esmagamento - Este método é usado nos casos em que existe uma ligação fraca entre as células do tecido a observar. Para visualizar as células, basta colocar um pequeno fragmento do tecido entre a lâmina e a lamela e fazer uma pequena pressão com o polegar. Provoca-se assim um esmagamento do tecido, o que