relação da sociedade e natureza
Sabemos já que as causas de mudança de um determinado sistema devem ser procuradas nas relações entre este sistema e o seu meio.
A sociedade humana, enquanto vive, é obrigada a procurar sua energia material no mundo exterior; ela não pode existir de outra maneira. Ela se adapta tanto melhor à natureza quanto mais energia dela retira: é somente quando a quantidade desta energia aumenta que estamos em presença do desenvolvimento de uma sociedade.
Admitamos, por exemplo, que num belo dia todas as empresas deixem de funcionar, as fabricas, usinas, minas, vias férreas, o trabalho dos campos e nas florestas, sobre a terra e sobre os mares. A sociedade não poderia durar nem oito dias, porque, mesmo para viver das reservas, é necessário transportar, descarregar, distribuir.
"Toda criança sabe que qualquer nação pereceria de fome, se ela parasse o seu trabalho, já não digo por um ano, mas por algumas semanas apenas. (K.Marx: Carta a Kugelmann).
Os homens trabalham a terra , plantam varios alimentos , criam os animais , cultivam algodão,linho,cortam o mato, e satisfazem assim as suas necessidades principais,como alimentação , vestuario e a habitação.Eles extraem o carvão e o minério de ferro das profundezas da terra , constroem máquinas de aço, com auxilio das quais penetram na natureza em diferentes direções, transformando a terra inteira numa oficina gigantesca, onde os homens malham com martelos, inclinam-se sobre as bancas, cavam a terra, seguem a marcha regular de máquinas monstruosas, cavam túneis nas montanhas, cortam os oceanos com seus navios, transportam a correspondência através dos ares, envolvem a terra com uma rede de trilhos, colocam cabos no fundo dos oceanos, e em toda parte, a começar pelas cidades tentaculares, tumultuosas, para acabar nos cantos perdidos de nossa terra, correm atarefados como formigas, trabalhando para o seu "pão cotidiano", adaptam-se à natureza, e adaptam esta ultima a si mesmos.
A história da