RELAT RIO AULA PR TICA MORFOLOGIA CELULAR VEGETAL ESTUDO DA EL DEA CANADENSIS
1367 palavras
6 páginas
1. INTRODUÇÃO.A compreensão da anatomia e da fisiologia das plantas, depende fundamentalmente do conhecimento sobre a organização e o funcionamento de suas células. As células das plantas vegetais apresentam características que permitem diferenciá-las das células animais.
Demonstraremos através deste relatório o estudo da planta ElódeaCanadensis, que é uma planta aquática submersa, encontrada em água doce de regiões tropicais. Esta planta apresenta folhas com nervuras paralelas, e é bastante utilizada na observação da morfologia de células eucarióticas vegetais.
Apresentaremos os estudos de aula prática realizada no Laboratório de Biologia, como plano da aula. Foram realizados experimentos com a folha de Elódea, para verificar os cloroplastos nela encontrados, assim como seus movimentos.
2. OBJETIVOS.
Familiarizar os alunos com a técnica de microscopia e aprofundar os estudos realizados em prática sobre a morfologia celular vegetal.
2.1. OBJETIVO GERAL.
Descrever as principais estruturas que caracterizam a ElódeaCanadensis.
2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO.
Entender osdiferentes fenômenos biológicos ocorridos com a ElódeaCanadensis em prática.
3. MATERIAIS E MÉTODOS.
3.1. MATERIAIS.
Utilizamos para o experimento os seguintes materiais:
Microscópio Óptico;
Lâmina;
Lamínula;
Conta Gotas;
Pinça;
Papel Filtro;
Béquer com água destilada, e
Folhas de ElódeaCanadensis.
3.2. MÉTODOS.
Iniciamos o experimento retirando uma pequena parte de uma folha de Elódea, com o auxílio de uma pinça, colocamos esta pequena parte da folha em uma lâmina e adicionamos 3 gotas de solução aquosa (NaCl 0,9%), cobrindo a lâmina com a lamínula cuidadosamente para evitar bolhas. Retiramos o excesso de solução da lâmina com papel filtro para assim manter a lamínula fixa.
Após posicionar corretamente a lâmina no microscópio ópitco, visualizamos as células com um aumento de 40x, onde pudemos observar os aspectos gerais da folha, destacando a nervura