Laborat Rio Hidraulica E Hidrologia
EXPERIMENTO 1 – MEDIDA DE VAZÃO PELO MÉTODO VOLUMÉTRICO
Marcio
Rafael Janeiro dos Santos
B7868A-6
EC5R15
Sabrina Sgavioli dos Santos
Thalita da Silva Lopes
Profª. Renata Abdallah
UNIP – Bauru
04 Mar. 2015
1 Introdução e Fundamentação Teórica
1.1 Introdução
Medir vazão pelo método volumétrico é um procedimento muito simples, o qual possibilita obter a vazão de determinado fluído utilizando apenas a área volumétrica de um recipiente e um cronômetro.
Para determinar a vazão pelo método volumétrico, deve-se levar em consideração o erro e utilizar a teoria dos erros para minimizá-lo, com o objetivo de obter o resultado mais preciso possível.
Com o valor da vazão obtido é possível prever, através de cálculos o tempo estimado para encher ou esvaziar grandes recipientes de armazenamento, possibilitando um controle do fluído em questão.
1.2 Vazão Volumétrica A Vazão volumétrica é definida como o volume de fluído que escoa por uma seção em uma determinada unidade de tempo. A Vazão em Volume é representada pela grandeza Q, e sua equação (01) é definida como:
. (01)
Onde V corresponde ao volume do recipiente, e t o tempo gasto para o escoamento do fluído. O Volume do recipiente é encontrado com a equação (02), que utiliza a área da base b e a altura h. (02) (BRUNETTI 2008) Um exemplo simples para calcular a vazão de determinado fluído é uma torneira aberta sobre um recipiente de armazenagem de 20L de água. Simultaneamente a abertura da torneira é disparado um cronômetro que marca 10s até o preenchimento total do tanque. “Pode-se então dizer que a torneira enche 20L em 10s ou que a vazão em volume da torneira é Quanto às unidades de medidas a serem adotadas, pode-se utilizar qualquer unidade de volume ou capacidade por unidade de tempo. No SI (Sistema Internacional) é utilizado . Porém outras unidades como: , ,. (BRUNETTI 2008).
1.3 Vazão de Massa
A Vazão de massa pode ser calculada com