Observação do cloroplasto
Componente Curricular: Biologia
Alunos: Kurt Angle
Aula Prática nº2:
Observação do Cloroplasto
Introdução
Os plastos ou plastídeos são um grupo de organelas específicas de células vegetais, que apresentam algumas semelhanças com as mitocôndrias como: membrana dupla, DNA próprio e origem endosimbionte.Os plastos têm origem a partir de proplastídeos, que são organelas pequenas presentes nas células jovens dos meristemas vegetais. Eles se apresentam de diversas maneiras, como: os cromoplastos (que contêm pigmentos), os leucoplastos (sem pigmento), etioplastos (que se desenvolvem na ausência de luz), amiloplastos (que acumulam amido como substância de reserva), proteoplastos (que armazenam proteína) e os oleoplastos (acumulam lipídeos).
Os cloroplastos, um tipo de cromoplastos que contém pigmento verde (clorofila), são capazes de absorver a energia eletromagnética do sol e a converterem em energia química por um processo chamado fotossíntese. As células vegetais e as algas verdes possuem um grande número de cloroplastos, de forma esférica ou ovoide, variando de tamanho de acordo com o tipo celular, e são bem maiores que as mitocôndrias.
Nesse experimento, observou-se os cloroplastos visíveis na Elódea, uma planta aquática perene muito utilizada em aquariofilia.
Objetivos
- Identificar a organela responsável pela Fotossíntese.
- Identificar suas estruturas e funções.
Material e Métodos
Folhas de Egeria densa (Elódea)
Lâmina
Lamínula
Pinça
Água
Microscópio
Colocar cuidadosamente a folha de Elódea sobre a Lâmina, depositar uma gota d’água e cobrir com a lamínula. Depois, apoia-se a lateral da lamínula sobre a lâmina e cobrindo-se lentamente a folha, assim, evita-se a formação de bolhas.
Observar ao microscópio e anotar o observado.
Resultados
Elódea, célula vegetal, observação da parede celular e dos cloroplastos.
Na ampliação 5x15=75,