observaçao
01- A importância do objeto de estudo da Microeconomia é preocupa se com o funcionamento da oferta e demanda na formação de preço no mercado, isto é , o preço obtido pela interação do conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.
02- Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha de agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos
03- Para a Economia, Empresa ou estabelecimento é a combinação dos fatores de produção; capital , trabalho, terra e tecnologia , de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custos.
Para a Doutrina Jurídica, reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de direito , incluindo-se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa. O empresário é assim, o sujeito da atividade econômica, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo produtivo. A empresa nesse contexto é o complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica.
04- No mercado utilizamos esta hipótese para que alterações em outras partes da economia não interfiram na nossa análise de forma a alterar o equilíbrio. Com isso, obtemos um estudo mais simples e objetivo das variáveis que influenciam mais diretamente o comportamento dos agentes econômicos neste mercado (obtemos um efeito “puro” ou “líquido” de cada uma dessas variáveis).
05- Os campos de atuação da Teoria Microeconômica, preocupada na determinação do preço de bens e serviços e dos fatores de produção, estão relacionados ao planejamento estratégico das empresas, bem como à política e programação econômica do setor público.
06- 1- Análise da Demanda: Na qual temos
1.1 Teoria do consumidor:
1.2 Teoria da