formas de administração
Atividade Colaborativa Aula 2
Conceito da ferramenta de qualidade 5S
Se originou no Japão na década de 50, e é um conjunto de técnicas desenvolvidas inicialmente por donas de casa, onde envolvia todos os moradores da residência a fim de contribuírem na administração e organização da casa. Os cinco S, representam as respectivas palavras japonesas:
Seiri: Organização;
Seiton: Ordem e arrumação;
Seiso: Limpeza; Seiketsu: Padronização e saúde;
Shitsuke: Disciplina e autodisciplina.
Esta ferramenta tem a simplicidade como uma de suas principais virtudes que a favorecem na sua implementação. É uma ferramenta que deveria ser usada em todos os aspectos do nosso cotidiano, não ficando restrito seu uso somente ao ambiente corporativo.
O 5S tem como principais objetivos:
-Melhorias no ambiente de trabalho durante o dia a dia;
-Redução nos desperdícios;
-Prevenção de acidentes;
-Aumenta e estimula a capacidade de criatividade;
-Melhoria da qualidade dos serviços prestados e produtos; Pode-se considerar que o 5S, é a ferramenta básica para se iniciar qualquer programa de qualidade em uma empresa, pois ela acaba fazendo parte da cultura da organização a longo prazo, obviamente, se a mesma for praticada constantemente pelos seus colaboradores, pois ela educa cada funcionário transformando e melhorando seus hábitos e costumes, fazendo com que a empresa obtenha um clima de ambiente organizacional de grande qualidade, contribuindo também para os resultados favoráveis da instituição.
Para a implantação do 5S, é imprescindível entender cada significado e objetivo de cada S, por isso segue abaixo uma explicação mais detalhada de cada etapa que compõe o programa:
1º Passo Seiri
Pode-se considerar a criação de um depósito, onde os materiais de descarte serão etiquetados para que possam facilitar a identificação e guardados de maneira organizada.
As vantagens do Seiri são: Liberação de mais espaços; Eliminar ferramentas, armários, prateleiras e