Observador
GAROTA SE AFOGANDO (1963 - 1.71x1.69 cm)Museu de arte moderna de Nova York
A Pop Arte foi reconhecida como sendo um movimento da Arte
Moderna que surgiu em 1964, identificado como signos, consumismo e comunicação de massa. Um dos nomes marcantes da época foi Roy Lichtenstein (1923/1997).
Realidade, fantasia, sentimento, impressão, ilusão, estrutura, consciência... Um momento de reflexão. Qual é o papel da pintura nos dias atuais, Que caminho os artistas atuais devem percorrer? Vejo um leque de ferramentas onde a composição está ligada a belas artes em geral, onde toda pluralidade vai gerar uma singularidade. Está ligado em seu tempo, observar e saber mostrar através da sua expressão o que passa despercebido a outros, fazer a informação pular em você, de modo que você não consiga se esquivar. Foi essa sagacidade que Linchtenstein teve em suas criações e que é fundamental no artista para atingir o observador.
Pensar em atingir o observador é o primeiro passo que o artista deve pensar ao começar montar sua composição. Está atualizado, o que está acontecendo? Em que contextos estamos vivendo? Saber traduzir as questões. Sociais e políticas. Ser inovador, colocar toda sua essência, técnica e conhecimento em seu projeto assim como fez Roy Linchtenstein, durante sua vida com sua arte. Buscou, experimentou e agradou, rompeu barreiras.
Foi um pintor que revolucionou a Pop Art, trazendo o conteúdo melodramático das histórias em quadrinhos, simulou manualmente os pontos Benday utilizados na reprodução mecânica de imagens e a estética popular para questionar; que fizeram de suas obras únicas e inconfundíveis, a era do consumo de massa, de hot dog a obras artísticas. ofereceu uma reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Os seus quadros, desvinculados do contexto de uma história, aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos ambíguos do mundo moderno. Uniu o acadêmicos tradicionais ao popular.
Garota se afogando é uma tela