crioscopia
O fenômeno da crioscopia estuda a diminuiçãoo do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto nãoo volátil.
Tamb‚m conhecida como Criometria, a Crioscopia estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil.
A Crioscopia pode ser explicada assim: quando se adiciona um soluto não-volátil a um solvente, as partículas deste soluto dificultam a cristalização do solvente dando origem propriedade descrita.
OBS: Um soluto não volátil ‚ aquele que não evapora com facilidade, ou seja o ponto de ebulição dele ‚ muito alto e ele não evapora ao ambiente com facilidade e as vezes necessita de um aquecimento para evaporar.
Exemplo: o ponto de congelamento da água pura ‚ superior ao da gua polu¡da, por quê? A água poluída possui partículas não-volúteis que dificultam o congelamento deste líquido, já à água purificada, isenta de qualquer corpo estranho, chega à cristalização mais rapidamente.
As propriedades coligativas em geral, se originam a partir da redução do potencial químico do solvente em contato com o soluto, que causa o aumento da temperatura de ebulição e a diminuição do ponto de fusão.
Exemplo prático: Por que quando colocamos gua pura e suco de frutas para congelar, o suco congela depois? Em razão das propriedades crioscópicas presentes.
O suco possui part¡culas (polpa da fruta) que não se volatilizam, o que dificulta o congelamento deste líquido, já à água 100 % pura chega ao congelamento mais facilmente porque não possui nenhuma partícula.
Para que um líquido mude do estado líquido para o sólido é necessário que a pressão máxima de vapor na fase líquida seja igual à da fase sólida. Assim, imagine um líquido puro que está sendo resfriado e está se aproximando do seu ponto de congelamento. Se nesse momento adicionamos um soluto, as suas moléculas irão interagir e a pressão de vapor do líquido irá abaixar, interrompendo a solidificação.
Para que a solução volte a se solidificar