Metais e tabela periodica
A fabricação de metal engloba uma ampla gama de operações para confecção de finas chapas ou placas de metal. Os fabricantes de chapas têm uma compreensão de estruturas metálicas, sendo capazes de ler e interpretar desenhos de engenharia a fim de fabricar metais em formas geométricas utilizando técnicas de usinagem, forjamento e fundição.
Processo de produção de 3 metais:
COBRE
O cobre é produzido a partir da ustulação da Calcopirita
O sulfeto de cobre obtido sofre redução onde o cobre será separado da escória.
O último processo na produção do cobre é o eletrorefino que alcança 99% de pureza desse metal.
CHUMBO
Através da ustulação do minério de chumbo, galena, obtém-se como produto o óxido de chumbo que, num alto forno, é reduzido com a utilização de coque, fundente e óxido de ferro. O chumbo bruto obtido é separado da escória por flotação. A seguir, é refinado para a retirada das impurezas metálicas, que pode ser por destilação. Desta forma pode-se obter chumbo com uma pureza elevada (99,99%).
ESTANHO
Até a obtenção do estanho metálico puro, o minério passa por três diferentes processos: a) Lavra: correspondente a retirada da rocha ou sedimento bruto da natureza, ou seja, com a cassiterita (minério de estanho) ocorrendo juntamente com outros minerais; b) Beneficiamento: onde o material retirado na lavra passa por diversas etapas de separação e concentração, restando quase somente a cassiterita; c)Metalurgia: onde o concentrado de cassiterita é processado para a retirada do estanho puro.
Tabela Periódica: Origem, história e organização atual
A tabela periódica surgiu em razão da necessidade de agrupar os elementos que tinham propriedades químicas e físicas semelhantes, e separar os que não tinham nada em comum. A tabela periódica que temos acesso atualmente nem sempre foi assim: desde que foi criada tem passado por muitas alterações, vejamos a retrospectiva histórica de sua invenção:
Com