samurai
O primeiro evento do filme que foi trabalhado em sala foi a ambição norte-americana por novas terras, terras que viviam os índios,o filme mostra a crueldade dos americanos na hora de tomar as terras dos índios, matando qualquer índio sem piedade alguma, sem levar em conta o fato que os índios não possuem armas de fogo, dandoassim uma enorme vantagem ao exercito americano, que já era pioneiro no uso de armas de fogo. O outro evento que foi discutido no filme e que foi dado em sala de aula, foi a guerra travada pelo exército japonês contra os samurais, que tinham ideias diferentes, os samurais queriam a preservação da cultura japonesa, e o imperador queria a modernização do país e os samurais por defenderem a honra e não o capitalismo, acabaram sendo segregados dos cidadãos e passaram a viver em espécies de colônias.
2-’Há vinte anos, está cidade era pacata. Agora, veja como está, o Imperador é louco por tudo que é do ocidente e para os samurais tudo está mudando depressa demais . É como se o antigo e o moderno lutassem pela alma do Japão’’(Simom Graham)Levando em consideração a citação a cima, Expliquecomo esse conflito entre o antigo e o moderno é trabalhado no filme .
No filme é enviado ao Japão o capitão Nathan Algren, um importante militar norte-americano. A missão de Nathan é treinar as tropas do imperador Meiji que quer a modernização do país, e eliminar os últimos samurais que ainda vivem na região e que lutam para que seja prezado a cultura dos seus antepassados e que ela não seja esquecida. Porém, após ser capturado pelo inimigo em um confronto, Nathan aprende com Katsumoto que é o líder dos samurais, o código de honra dos samurais e decide passar para o lado dos ocidentais.