RELAÇÕES ENTRE PONTO DE FUSÃO E RIGIDEZ NOS METAIS DA TABELA PERIÓDICA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA – DAMEC
CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA
RELAÇÕES ENTRE PONTO DE FUSÃO E RIGIDEZ NOS METAIS DA TABELA PERIÓDICA
TRABALHO APRESENTADO REFERENTE À AVALIAÇÃO PARCIAL DA DISCIPLINA DE MATERIAIS METÁLICOS (ME62H) PELO ALUNO ISAAC MATOS PREIZNER AO PROF. GIUSEPPE PINTAÚDE.
CURITIBA
SET/2009
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO O objetivo principal desse trabalho é apresentar e organizar dados a respeito de duas das propriedades dos metais da tabela periódica: o ponto de fusão e a rigidez. Deseja-se saber a relação entre estas duas propriedades, se são inversamente ou diretamente proporcionais entre si, ou se algumas dessas relações existem. A comparação dessas duas propriedades facilita o entendimento das outras características dos metais, como Ponto de Ebulição e tantas outras, além de contribuir para a otimização de alguns processos, principalmente na área da metalurgia.
2 DESENVOLVIMENTO
Primeiro, o Módulo de Elasticidade corresponde a um parâmetro mecânico que proporciona uma medida de rigidez de um material sólido, obtida através da razão entre a pressão e a deformação unitária sofrida pelo material. Já o Ponto de Fusão é a temperatura em que a substância muda do estado sólido para o estado líquido.
Para se determinar alguma relação entre as duas propriedades vistas neste estudo, é necessária a organização desses dados. Para tanto, é apresentada uma tabela, a seguir, com alguns dos metais da tabela periódica (mais precisamente aqueles em que existem valores precisos de pontos de fusão e módulos de elasticidade, visto que alguns não os têm determinados).
Ponto de Fusão
Módulo de Elasticidade
Metal
(K)
(Gpa)
Alumínio
933,15
68,5
Antimônio
903,78
77,759
Bário
1000,15
12,8
Berílio
1560,15
303
Bismuto
544,15
31,7
Boro
3273
0,44
Cádmio
594,22
55,2
Cálcio