Observacao
Autor Tomaz Rodrigo Albano dos Passos
Prof. Orientador Uziara Muniz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (GED0120) – Estágio
14/11/2012
RESUMO
Neste trabalho falaremos sobre a expêrencia de observar a Vivência Docente e e os desafio do professor de Geografia em sala de aula. E a estrura da Escola aonde foi realizado o Estágio de observação.
Palavras-chave: Observação,Vivência Docente,Geografia.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é resultado da atividade de estágio de observação realizado através da disciplina Ensino de Geografia e Estágio de Vivência Docente orientado pela Professora Uziara Muniz, alunos do curso de Geografia da Faculdade a Distancia Uniasselvi, campus Lages.
Tiver como objetivo observar a prática docente de Geografia, juntamente com alunos do ensino fundamental. Escolhi o Colégio EMEB Nossa Senhora dos Prazeres para realizar as observações, que se localiza no bairro Santa Catarina da cidade de Lages. Neste trabalho relatarei todas as atividades que foram observadas em sala de aula realizadas pelos alunos e pela professora de geografia. Acompanhei durante o estágio as aulas, distribuídas em nas turmas do ensino fundamental (antigo ginásio), no período da noite, onde observamos as atividades realizadas pelos alunos, pela professora, o planejamento das aulas, o desenvolvimento, os conteúdos, os temas, as abordagens, a atualidade metodológica e até mesmo o próprio comportamento dos sujeitos pedagógicos (professor-aluno).
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Entre os princípios acordados, aparecia como eixo que o currículo deveria contemplar a pluralidade e a universalidade das concepções da ciência geográfica, embora houvesse a unidade da/na diferença como núcleo, sustentada por uma concepção de mundo, de ciência e de Geografia, que compõe um arcabouço teórico, no qual o currículo de Geografia está assentado. Arcabouço que direciona e dá sentido a