Platão e a educação
Platão
Nome: Andreza Cristina da Fonseca Bráz nº 03 Chayene Judith Monteiro Gomes nº 04 Lindalva Soares Delfino nº 18 Nádia das Graças Benvindo nº 27 Sue Ellen Aparecida Fully Lima nº 39 Teresinha Soares nº 40 Terezinha Faustino da Mata nº 41
Professor: Juliana Paula Alves
Biografia
Um dos filósofos que mais influenciaram a cultura ocidental, Platão, cujo nome verdadeiro era Aristócles, nasceu de uma família rica envolvida com políticos. Muitos estudiosos de sua obra dizem que o grego ficou conhecido como Platão por causa do seu vigor físico e ombros largos já que “platos” significa largueza.
Platão se interessou pela filosofia e pela política logo cedo. Tornou-se discípulo de Sócrates entre os 18 e 20 anos e o acompanhou durante cerca de 10 anos, até que fosse condenado à morte. Decepcionado com a democracia ateniense e também correndo risco de ser perseguido, por ter sido discípulo de Sócrates, passou a viajar por diferentes lugares, em busca de novos aprendizados. Retornou para Atenas em meados de 387 a.C. e foi nessa época que fundou sua Academia, que tinha como objetivo a educação de jovens que poderiam assumir cargos no governo e precisavam da experiência e conselhos de Platão, para desempenhar um bom trabalho.
O numero de obras escritas pelo filosofo e muito discutível, enquanto alguns historiadores dizem 28 ou 30 obras, outros dizem que possuía mais de que 30. Basicamente, suas obras eram escritas em formas de diálogos, sendo curioso que esses diálogos não apresentavam Platão como personagem principal e, sim, Sócrates, sendo que através de suas obras Platão passa muito dos ensinamentos de seu mestre.
Platão e a educação
Platão foi fundador da teoria da educação, da pedagogia, e considerado o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um