obras de platão
Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles. Suas principais obras foram: A República, Apologia de Sócrates, O Banquete, Parmênides, Sofista, Político.
Temática das Obras:
Banquete - Temática sobre a natureza e as qualidades do amor.
Fédon - O tema da obra Fédon é considerado ser a imortalidade da alma. É também nesse dialogo em que se retrata a morte de Sócrates.
Fedro – Aborda o tema do amor, a discussão no diálogo gira em torno da arte da retórica, e apoia-se sobre temas tão diversos quanto reencarnação e o amor erótico.
Sofista – temática que dizia respeito da vida dos homens e aos problemas ético-políticos concretos.
Górgias - diálogo tem como tema principal a Retórica.
Político – esse diálogo tem como temática o pensamento político, assim como o diálogo “Leis”.
Teoria dos dois mundos:
Platão afirmava que existiam dois mundos diferentes: o mundo das ideias e o mundo concreto, isto é, aquele que podemos perceber ao nosso redor, com os sentidos, segundo ele, não é o verdadeiro. Assim, para Platão, a realidade não está no que podemos ver tocar, ouvir, perceber. A verdade está no mundo das ideias, mundo imutável, permanente, eterno. E é a partir do pensamento que se busca essa verdade que se encontra no mundo das ideias, ou seja, nos libertando da sedução dos sentidos. Além disso, ele acreditava que o que percebemos ao nosso redor são simulacros (cópias mal feitas) de modelos que só existem no mundo ideal.
Diálogo Teeteto:
A obra Teeteto de Platão retrata um diálogo entre Sócrates e