Vida e Obra de Platao
Platão foi um grande filósofo, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Antenas, juntamente com seu mentor Sócrates. Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
Vida de Platão Platão, cujo verdadeiro nome era Arístocles nasceu em Antenas em 427 ou 428 a.C.
Nascido numa família ateniense nobre, Platão tinha parentesco com membros do governo aristocrático dos Trinta Tiranos, mas se suas origens não o predispunham contra a democracia ateniense, o julgamento e a execução de seu mestre, Sócrates, em 399, certamente o fizeram. Platão, então com 30 anos, viajou possivelmente ao Egito e mais tarde à Sicília, onde provavelmente conheceu a filosofia pitagórica. Em 387 retornou a Atenas e fundou a Academia. Baseada no princípio de que os alunos deviam aprender a criticar e a pensar por si mesmos, em vez de aceitar as ideias de seus mestres, esta é considerada a primeira universidade. Muitos dos mais brilhantes intelectos do mundo clássico estudaram ali, inclusive Aristóteles. Platão visitou a Sicília mais duas vezes para instruir o príncipe Dionísio, na esperança de produzir um soberano-filósofo, mas sem grande sucesso. Suas obras mais importantes são: Apologia; Fédon; República; Leis. Escritos na forma de diálogos.
Principais Ideias Platão observou que afirmações sobre coisas físicas envolvem sempre uma restrição. Ex., não podemos dizer que um objeto é plenamente belo ou que uma pessoa é completamente corajosa. Eles serão sempre belos ou corajosos sob algum aspeto ou em algum grau, não atingindo o ideal da beleza ou da coragem. Mas se nada no mundo pode ser