Vida e obras de platão
Platão cujo nome em grego antigo significa Platón “ amplo”, nasceu no ano de 427 a.c., seu nascimento ocorreu logo após a morte de Péricles, com quem Atenas chegou ao apogeu de sua democracia.
Filho de Aristão tinha como ancestral o codros, e de Perictione (perizona) era descendente de um irmão Solon,
Depois de ter recebido educação estruturada, seu primeiro contacto com a cultura deu-se no campo da pintura e poesia. Mas bem depressa começou a estudar filosofia frequentando a escola de Crátilo congenro e discípulo de Heraclito.
A vida de platão divide-se em quatro (4) periodos que são:
1. Disciplo de Socrátes (407 à 399 a.c.)
Platão entusiasmou-se com a filosofia de cratilo, em seguida de Heraclito, enquanto ainda ouvia as lições de Cratilo por volta dos 20 anos encontrou a filosofia socratica e tornou-se seu disciplo, a convivencia foi tão fecunda que se pode afrmar com segurança que seu encontro co socrates foi um facto importante que exerceu uma enorme influencia pela formação de personalidade de Platão.
Pelo fedon, sabemos que na hora da morte do mestre, platão estava ausente por motivo de doença.
Depois do fim trágico de Socrates seus amigos protitores incluindo platão temendo que o faccionismo se voltasse contra eles dexaram atenas e foram para megara.
2. Viagens (398 à 387)
Depois da terrivel persenancia na megara, platão iniciou uma serie de viagens vistando varias cidades da grecia, tambem visitou egipto, que admirou venerando antiguidade e a estabilidade politica; a Italia meridional onde teve ocasião de travar relações com os pitagoricos ( tal contacto sera fecundado para o desenvolvimento de seu pensamento); A cicilia aonde conheceu Dionisio o antigo tirano da ciracusa e travou amizade profunda com Dio cunhado daquele. Caido porem na desgraça do tirano pela sua fraqueza fou vendido como escravo.
Libertado graças a um amigo voltou a atenas.
3. Fundador e