Objetos de aprendizagem
OBJETOS DE APRENDIZAGEM
CURITIBA 2011
JOANILDES COSTA ROCHA
OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Atividade supervisionada apresentada à Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem,no Curso à Distância do Instituto Federal do Paraná. Profs.: Andrea Rodrigues Rosangela Gonçalves de Oliveira.
CURITIBA 2011
3
1.1.
JUSTIFICATIVA:
Objeto de Aprendizagem: Aprender Matemática brincando Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular a criatividade, a independência e a capacidade de resolver problemas, e todos esses temas são componentes fundamentais também do lúdico. Talvez esta seja a disciplina escolar que melhor permita o uso de jogos como desafios lógicos, testes de raciocínio, origamis, tangran, olimpíadas de Matemática, etc... Todo esse rico material aponta para o imenso potencial lúdico do ensino da Matemática. O público alvo deste objeto de aprendizagem são os alunos de ensino fundamental e médio, com algumas adaptações.
1.2.
REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA:
A escolha deste objeto de aprendizagem deve-se ao fato de que, esta modalidade permite ao aprendiz construir e provar seu próprio conhecimento e habilidades inter atuando com a simulação de uma situação real. Trabalha com ambientes virtuais. Ele é classificado como objeto de prática, ou seja, é um objeto destinado a auto-aprendizagem, com uma alta interação. Para os graduandos em pedagogia e membros da equipe de produção e pesquisa em e-learning do laboratório da Unicamp, "os jogos digitais estão se consolidando como objetos de aprendizado e podemos prever uma grande utilização deste tipo de objeto para o futuro. Hoje o acesso a mídias digitais é visto pela sociedade como um direito da criança, no processo de inclusão digital.
1.3. METODOLOGIA DE USO: A facilidade desta ferramenta para o educador, ou seja as animações e simulações (jogos), pode representar para o aluno um ganho de tempo no processo de aprendizagem, pois