Teorias
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC
CRISTIANE NASCIMENTO
GILCÉLIA SILVA SANTOS
JANAINA SALGADO
FLORENCE NIGHTINGALE
Salvador
2011
CRISTIANE NASCIMENTO
GILCÉLIA SILVA SANTOS
JANAINA SALGADO
FLORENCE NIGHTINGALE
Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, ao Curso de Enfermagem, referente à avaliação do 3º Semestre 2011.1 – Noturno, da disciplina de Bases Teóricas e Metodológicas do Cuidar I, sob a orientação da Profª Ana Dulce Santana.
Salvador
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 TEORIA DE ENFERMAGEM 04
2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 04
2.2 METAPARADIGMAS 05 2.2.1 INDIVIDUO 05 2.2.2 SAÚDE 06 2.2.3 AMBIENTE 07 2.2.4 ENFERMAGEM 08
2.3 PROCESSO DE ENFERMAGEM 08
2.4 CRÍTICAS Á TEORIA 10
2.5 CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA PARA A ENFERMAGEM ATUAL 11
3 REVISÃO DE LITERATURA 12
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
5 REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordada uma das teorias de enfermagem que é a de Florence Nightingale, as suas contribuições, seus cuidados e conhecimentos no contexto da enfermagem. Com a finalidade de um melhor conhecimento sobre a vida de Florence Nightingale.
Enfermagem é a arte do cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família, ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação de saúde. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que corresponde a grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela formação normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e