objetivos de historia- imperio romano
1. Localizar o espaço imperial romano (espaço e tempo)
O espaço imperial romano localiza-se na peninsula itálica, no séc. III a.c. Roma para além de dominar a peninsula itálica tambem dominava o norte de áfrica e parte da peninsula ibérica.
À medida que os séculos passavam roma foi conquistando cada vez mais territórios, poder e fortuna.
Até ao século I e II já depois de cristo roma ainda conquistou a Grécia, a Macedónia, a Judeia, o Egipto, a Gália, a Britânia e a Dácia.
2. Reconheçer o caratér urbano da civilização romana.
A civilização romana é essencialmente urbana, porque a cidade é o ccentro económico, político , social, administrativo e cultural. A urbe não é um simples conjunto de edíficios, mas uma associação destinada a satisfazer hábitos, necessidades e interesses comuns daqueles que nela habitavam. Roma é o centro do poder e o coração do império, tudo a ela estava ligado por meio de estradas e pontes. Esta era um modelo a seguir e estendia o seu modo de organização a todo o império.
3. Referir de forma abreviada as instituições governativas de roma antiga.
As intituições governativas de roma antiga são o senado, que era a assembleia dos notaveis, ou seja, dos cidadãos mais prestigiados, este administrava as provincias ( regiões conquistadas pelos romanos) controlava o Tesouro e as magistraturas e tomava decisões sobre a politica externa da urbe. Os comícios, que eram a assembleia do povo romano e tinham como cargos eleger os magistrados e aprovar as leis.Os magistrados, que eram os que defendiam os direitos dos cidadãos mais humildes de Roma (plebeus), detinham poderes executivos, judiciais e militares e eram designados por um só ano podendo ocupar o cargo cada pessoa uma vez na vida.
4. Explicar a institucionalização do poder imperial.
A institucionalização do poder imperial, iniciado no séc. 27 a.c por Octávio César Augusto, constítui um processo lento no qual é possivel ter uma ideia: o poder fica