trabalho antiga filme gladiador
O filme Gladiador lançado no ano 2000 retrata o período do ano 180 da era cristã, momento em que ocorriam lutas entre o Império Romano e os povos Bárbaros Germânicos, a película retrata também a sucessão do Império Romano antecedida pelo Imperador César Marco Aurélio Antonino Augusto, conhecido como Marco Aurelio. O filme mostra ainda as loucuras de seu filho Commodus e as grandes batalhas travadas no Coliseu pelos gladiadores.
A problemática do tema escolhido encontra-se na releitura do diretor Ridley Scott, que apresentou o General Máximus Décimus Meridius tido como um filho pelo imperador Marco Aurélio, que ao perceber que estava ficando debilitado comunicou a Máximus o seu desejo de lhe passar o comando do Império Romano por ele possuir virtudes de um verdadeiro Imperador, virtudes essas que ele não via em seu filho Commodus.
Uma nova problemática surge na cena em que Lucius Aurelius Commodus Antoninus, o próprio filho do Imperador Marco Aurélio, provoca sua morte pelo fato de não sentir-se amado pelo seu pai e desejar intensamente assumir o Império, o que o levou a armar um cerco contra Máximus que consegue fugir e escapar da morte, no entanto é feito escravo em uma das colônias romanas. Após conseguir fugir e sobreviver aos ferimentos, após sua recuperação é vendido como escravo para um ex-gladiador que ganha a vida alimentando os espetáculos de jogos de arena com os escravos comprados, assim, Máximus é forçado a lutar como gladiador para sobreviver nas arenas,no entanto Maximus mantém um objetivo em mente: encontrar o novo Imperador e obter sua vingança pela morte de sua família.
O presente trabalho visa levantar os problemas acerca da relação entre cinema e História Antiga Romana, através de dados coletados da produção cinematográfica e historiográfica, o qual analisaremos as diferenças entre ficção e história e quais dados históricos foram respeitados no filme, tendo em vista que há na obra cinematográfica dados que modificam e outros