resumo Lideran a e Motiva o Senac
No mundo empresarial existe uma busca constante por resultados através das pessoas, quer seja para alcançar metas, desenvolvimento, lucros ou até mesmo adaptações a ambientes internos ou externos.
A Liderança de uma empresa é capaz de atingir resultados, induzir a motivação, comprometimento e envolvimento das pessoas, mas para isto, alguns aspectos devem ser considerados.
Na Revolução Industrial, considerada mecanicista, as empresas enxergavam os funcionários como máquinas, peças substituíveis, sem sentimentos ou pensamentos, eram voltados totalmente para a produção, gerava desmotivações e insatisfações no trabalho, decaindo a produtividade e o resultado financeiro. Com o passar dos anos, percebeu-se a necessidade de mudanças nas organizações, da importância das pessoas, do meio em que vivem e a contribuição delas na empresa.
Estudiosos e pesquisadores descrevem teorias que evoluíram com a finalidade de elucidar o sucesso de uma organização, desde a atuação responsável da empresa até a percepção da alma do colaborador, saindo da estagnação e indiferença para um melhor direcionamento de ações e atitudes para alcance e conquista do objetivo de ambos.
De um certo modo, as pessoas também acompanharam a evolução tecnológica, começaram a demonstrar capacidade de desenvolvimento e questionamento. As organizações necessitavam de líderes que soubessem desenvolver habilidades destas pessoas e melhorarem os processos esperados.
As organizações enfrentam, atualmente, um conflito interno de imediatismo, num contexto acelerado de informações, numa busca desenfreada pelo retorno financeiro. A nova geração de indivíduos almejam qualidade de vida e traz um desafio transformador, tanto na organização, na liderança, na sociedade como no meio ambiente.
Este dilema mostra a evolução do nível de consciência corporativa e de liderança.
Segundo o modelo de Barrett (2000), existem 7 níveis de consciência para equilibrar a necessidade