- Explique a importância do modo de produção escravista para o desenvolvimento do conhecimento filosófico.
Esses 8 anos os pais procuraram métodos para ajudar no desenvolvimento educacional da criança, desesperados, o pai sugeriu internar a deficiente, já que tinham tentando quase tudo e nada deu certo. Até que um dia a mãe recebeu informações sobre um professor, que podia ajudar na educação de Michelle. Debraj, já tinha ajudado na educação de outras crianças com o mesmo problema, no inicio foi difícil para a família aceitar o modo em o professor a ensinava, por ser bruto e muito autoritário, também tinha problema com alcoolismo o que agradava ainda menos a família. Com o passar do tempo perceberam que Michelle já tinha mudado um pouco seu jeito rebelde, já conseguia comer com talher, seu medo de agua acabou e já começava entender e soletrar palavras.
Debraj, além de ser seu professor, também é amigo e companheiro, com o passar dos anos eles resolvem que Michelle deve entrar em uma universidade, ela então é examinada pela banca e é aceita. Passa 3 anos sendo reprovada, apesar de ser muito inteligente e esforçada, não consegue acompanhar a turma, mesmo assim não desiste com o apoio do professor. Infelizmente, Debraj começa a ter falhas de memória, é internado e vive em um mundo black, mundo que Michelle vivia antes de conhece-lo, mas como ele a ensinou black não quer dizer apenas escuridão, mas também o encontro com a luz.
Finalmente ela consegue seu diploma com o esforço de tantas vindas e idas ao decorrer de sua faculdade, a termina com alegria