a queda do imperio romano
O objetivo desse trabalho é analisar como o tema “A queda do Império Romano” é apresentado em um livro didático (História: Sociedade e Cidadania” do 6ª ano de Alfredo Boulos Júnior) da educação básica refletindo sobre como os saberes adquiridos na universidade podem contribuir para o ensino do tema “A queda do Império Romano”, na educação básica do livro didático. A partir desta análise apresentarei algumas reflexões, como o uso de suas metodologias e organização dos conteúdos.
Desenvolvimento
O livro em análise é do autor Alfredo Boulos Júnior, -“História, Sociedade e Cidadania” do 6ª ano, o livro aborda conteúdos de história geral de forma integrada,
O livro está organizado em capítulos, cada capítulo é introduzido por uma página de abertura, tais páginas na maioria das vezes recorrem a imagens, as quais os alunos levantarão hipóteses, iniciando assim um diálogo sobre o tema a ser estudado.
Ao início de cada capítulo o autor deixa bem definido os objetivos que pretende alcançar com o tema em estudo, objetivos propostos e os conteúdos estão coerentes. Por exemplo, no 15 que aborda o Império Romano o autor inicia com uma cena do filme O gladiador, de 2000, que focaliza entre outras coisas, as lutas dos gladiadores, uma prática comum no Império Romano e um pequeno texto que faz o aluno questionar como era viver no Império Romano, e algumas perguntas chaves como por exemplo: O que permaneceu e o que mudou depois que Roma tornou-se o centro de um Império? Os imperadores romanos eram loucos ou cruéis como costumas ser representados nos filmes? E se o Império Romano era tão poderoso por que deixou de existir?
Logo na introdução do capítulo “O Império Romano” o autor Alfredo Boulos Junior começa falando da Paz Romana, abordando a ascensão de Augusto ao poder que encerrou o período das guerras civis em Roma e no final do texto há uma tabela que mostra que entre 14 a 235