Objetivos de aprendizagem
Justificativa
Com analise deste texto será possível verificar as diferente formas de pensamentos dentre os vários autores da época em estudo, 1712 ano de nascimento de Isaac Rousseau, buscando desta forma uma analogia entre o passado e o presente.
Rousseau
* Nascido em Genebra, 1712, de uma família de 15 filhos; * Filho de um relojoeiro; * Condição social baixa, para padrões da época, não iria encontrar um caminho muito fácil para a sua trajetória de vida, estudos, pensamentos, burguesia, convívio com a sociedade. * 1718, inicio de suas primeiras leituras utilizando os romances de sua mãe, havia morrido com o seu parto, * 1778 instala-se na casa do marques de Girardin, onde morre no dia 02 de julho, deixando inacabados as obras: Devaneios e manuscritos das confissões.
O Pacto social * Temas mais exaustivamente tratados por Rousseau: contrato social, a liberdade civil, o exercício da soberania, distinção entre governo e soberano, escravidão, o surgimento da propriedade; * O processo de legitimação do pacto social, o fundamental é a condição de igualdade das partes contratantes; * Obedecer á lei que se prescreve a si mesmo é um ato de obediência. Mais tarde Kant “um povo só será livre quando tiver todas as condições de elaborar suas leis num clima de igualdade.
A Vontade e a Representação * Se a administração é um órgão importante para o bom funcionamento da maquina publica desta forma terá que se submeter ao poder soberano do povo; * Mesmo sob o regime monarca, rousseau indica que o povo pode manter-se soberano desde que o monarca caracterize-se como funcionário do povo; * Rousseau não admite a representação ao nível da soberania; * A primeira tarefa do legislador é conhecer muito bem o povo para a qual irá redigir as leis.
Discursos sobre a