O que e cras
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ZUMBI DO PACHECO
Trabalho do Curso de Serviço Social para obtenção de nota na Disciplina: Atividades Práticas Supervisionadas - APS. Turma: 2º Período - Turno: Noite.
Recife – 2012
ELISABETE MARIA OLIVEIRA DE CRIST
ELIZÂNGELA CRISTINA PESSOA
JANAÍNA CAVALCANTI ARAÚJO
LUANA OLIVEIRA AMOS
MÁRCIA MARIA VIEGAS
TARCIANE PRISCILA DA SILVA LIRA
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ZUMBI DO PACHECO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Faculdade do Recife (FAREC) como requisito parcial para a obtenção de notas na Disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas - APS, ministrada pela Professora Raquel Aquino. Turma 2º Período. Turno Noite.
Recife – 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO 6
3. REFERÊNCIAL TEÓRICO 7
4. DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO 10
5. IDENTIFICAÇÃO, COMPOSIÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 11
6. PERCEPÇÃO DO GRUPO 14
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
8. ANEXOS 16
1. INTRODUÇÃO
Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
4
Quando se coloca em discussão a denominada questão social, dois elementos surgem em destaque: o trabalho e o capital. A resposta a ser dada ao conflito, entre esses dois pólos, vai depender da maior ou menor importância que se atribui a um ou outro desses elementos. Para entender melhor essa problemática, considera-se, de início, o trabalho humano, destacando as relações sociais que se desenvolvem no sistema produtivo. Focaliza-se, então, o cerne da questão social, a exploração do trabalho pelo capital, com todas as suas conseqüências para a vida do trabalhador. O