História do brasil
- As multinacionais sempre causaram suspeitas nas elites nacionais, nos populistas conservadores e mais tarde nos socialistas.
- O único motivo pelo qual uma multinacional prospera em um país estrangeiro por métodos decentes ou não é quando se torna mais competente na venda de seus produtos/serviços do que os competidores locais. * Primeira incursões no exterior.
- As multinacionais tiveram inicio na Europa, inicialmente na Grã-Bretanha, no século XIX, posteriormente adotadas pelos americanos.
- Os primeiros a operar exteriormente em larga escala foram os bancos.
- As primeiras multinacionais (bem como as primeiras empresas modernas) foram as ferrovias.
- As ferrovias britânicas foram em geral investidoras nos EUA; porém, em outros lugares do mundo levaram materiais, gerentes, equipamentos e mão-de-obra de seu país.
- As primeiras companhias ferroviárias possuíam duas diretorias, uma em Londres – dedicada a gestão financeira – e outra em países relevantes – tratando das operações correntes.
- Companhias vitorianas por ações => busca de matéria-prima para extração.
- Primeiro trimestre do séc. XIX as multinacionais mudaram de forma:
1) Libertaram-se de sua aparência industrial.
-> graças às inovações tecnológicas (telégrafo, navios a vapor, ferrovias, telefone e automóvel) o mundo tornava-se mais acessível à distâncias geográficas grandes.
2) Necessidade de contornar a política, principalmente as tarifas.
-> os países foram erguendo tarifas protetoras visando estimular industrias internas.
-> Próximo a época da Primeira Guerra, Grã-Bretanha e Holanda eram os únicos países onde ainda existiam o livre comércio.
->Barreiras tarifarias afetavam principalmente multinacionais britânicas, pois haviam sido pioneiras.
- Principais multinacionais britânica eram as domésticas bem-sucedidas que iam para o exterior buscando mercados e suprimentos.
- Firmas americanas iam para o