Modelo de relatório
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Laboratório de Química Geral
Título
Purificação de uma substância com base na sua solubilidade.
Prof. Elói Alves da Silva Filho * * Grupo: (Turma da Física) * Alunos: Wenderson
Simone
Rafael
Vitória, 05 de Abril de 2012
1. OBJETIVO
Efetuar o processo de recristalização do ácido benzóico, determinando o rendimento percentual do processo de recristalização.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Substâncias sólidas raramente são puras quando obtidas a partir de uma reação. Geralmente, substâncias sólidas são purificadas por recristalização a partir de um solvente adequado.
2.1- Recristalização
O processo de recristalização consiste, portanto, na dissolução do sólido a ser purificado em um solvente quente de, até mesmo, em ebulição, (se necessário, a mistura quente é filtrada para remoção de quaisquer impurezas insolúveis) e posteriormente, na sua cristalização, à medida que a solução esfria. Idealmente, somente a substância desejada precipita na forma cristalina e todas as impurezas solúveis permanecem na solução restante.
Uma das razões do bom funcionamento do método de recristalização é que o crescimento de cristais em uma solução saturada é extremamente seletivo, isto é, em geral somente um mesmo tipo de substância se incorpora ao cristal em crescimento.
A escolha do solvente a ser usado para recristalização de um sólido é mais bem feita através de tentativas experimentais.
2.2- Características de um solvente
A escolha do solvente a ser usado para a recristalização deve ter os seguintes pontos a serem considerados:
* O solvente deve dissolver consideravelmente mais sólido a quente do que a frio, isto é, deve dissolver uma grande quantidade do sólido no seu ponto de ebulição e somente uma pequeno quantidade a temperatura ambiente ou um pouco abaixo