Objetivismo
Essa filosofia defende que o maior objetivo humano é alcançar a própria felicidade, mas que ela só pode ser alcançada em respeito racional aos direitos à vida e liberdade dos outros. Realça que o homem ideal é aquele que vive pelo seu próprio esforço e se aplicarmos nos dias de hoje esse homem é o empreendedor, que cria novos negócios e ideais para atingir seus objetivos. Observei que o objetivismo defende o laissez-faire da teoria clássica, que significa deixar as coisas funcionarem livremente. Ainda em minha opinião pode ser associado com a mão invisível, ou seja, cada um buscando o seu melhor, sua felicidade, contribui para o bem estar da nação.
Associando o objetivismo à política da empresa Nexto, pelo que pude observar o objetivo da mesma é se esforçar e ser produtiva para alcançar resultados e se destacar.
Revolta de Atlas
É uma obra da autora Ayn Rand que conta uma história de ficção onde a sociedade passa por um cenário econômico não dos mais favoráveis. Onde aqueles criativos, inovadores e que possuem amor pelo trabalho sustentam o peso daqueles que não dão valor a produtividade e ao esforço próprio. A partir do momento em que o governo americano toma medidas para reduzir a desigualdade, sendo elas a divisão dos lucros das empresas mais lucrativas com as menos lucrativas, as pessoas produtivas e esforçadas como artistas, músicos e empreendedores começam a desaparecer.
Nesse momento alguns personagens surgem, como a engenheira herdeira da empresa de sua família que irá investigar os desaparecimentos ao mesmo tempo em que tenta manter sua empresa em quanto seu irmão nada esforçado está na chefia.