Imagismo, Vorticismo e Objetivismo
1587 palavras
7 páginas
Faculdade SumaréImagismo, Vorticismo e Objetivismo
Produção Poética Norte- Americana
São Paulo
2014
Faculdade Sumaré
Imagismo, Vorticismo e Objetivismo
Produção Poética Norte- Americana
Elaine Lopes- RA/1122056
Literatura Americana II
Professora: Iris Maitê Fullas Aguiar
São Paulo
2014
Introdução
Este trabalho tem como objetivo, por uma breve pesquisa, abordar sobre o Imagismo, Vorticismo e Objetivismo, destacando também suas características na produção poética Norte-Americana. Ainda, a pesquisa também relata sobre o Modernismo norte-americano e como ele se manifestou na literatura, bem como suas características. Trata-se de um período de muitos autores e vozes diferentes, que compõe a complexidade, peculiaridade e riqueza de tal momento.
Produção Poética Norte- Americana
A poesia moderna norte- americana é marcada por construções e desconstruções de popularidade, aceitação e abandono.
Um marco para essa escola foi a “Armory Show”, na cidade de Nova York, em 1913. Foi através de movimentos anteriores e marcantes que causaram impactos e logo foram percebidos nas produções como influencia a construção da nova escola.
O Alto-Modernismo, foi um movimento iniciado em 120 e que terminou no fim da 1ª Guerra Mundial.Foi marcado pela revolução na poesia, com experimentos cultos, individualismo e destaque nos aspectos do cérebro e fragmentos dos emocionais. Os principais nomes são: Ezra Pound, T. S. Eliot, Wallace Stevens e Willian Carlos Willians.
Foi um período que ficou conhecido como Renacimento do Harlem, pois ficou associado pela maneira que os poetas criavam suas poesias. Iniciou-se em 1920 e terminou no fim da Segunda Guerra Mundial. Havia, para os novos poetas a necessidade de romper com as idéias defendidas pelo vitorianismo, precisaria inovar, mesmo que em alguns pontos ainda existissem pensamentos