objetividade do conhecimento na ciencias sociais
Nelson, Glauber e Bressane1
Alexandre Rocha da Silva2
Vinícius da Silva Pellenz3
RESUMO
Três Durações: Glauber, Bressane e Nelson identifica formas de brasilidade expressas pelo
Cinema Novo. Recupera de Bergson os conceitos de imagem-lembrança, imagem-ação e duração para expressar indícios de brasilidade que ora se como identidade nacional ora como devir de um outro país imaginado pelo cinema. O Cinema Novo oferece formas de expressão remidiatizadas em que se visibilizam as estratégias micropolíticas que configuram a nacionalidade brasileira não mais somente como identidade, mas, sobretudo como memória.
Palavras-chave: brasilidade, duração, cinema, audiovisualidade.
ABSTRACT
Three Durations: Glauber, Bressane and Nelson identifies ways of brasilitiy expressed by the “Cinema Novo”. It recollects Bergson’s concepts of image-memory, image-action and duration to reveal indexes of brasility that express themselves as national identity and to come of another country imagined by the cinema. The “Cinema Novo” offers remediated ways of expression in wich the micropolitic strategies that configure the Brazilian nationality are viewed, not only as identity, but, especially, as memory.
Key words: brasility, duration, cinema, audiovisualities.
1
Este artigo é resultado parcial do projeto de pós-doutoramento, com apoio da Capes/Cofecub, desenvolvido na Universidade de Paris 3.
2
Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, com pós-doutorado pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle -, doutorado em Ciências da Comunicação,
Mestrado em Semiótica e Graduação em Jornalismo. Autor do livro A dispersão na semiótica das minorias, atualmente desenvolve a pesquisa Devires de Imagem-Música e participa dos Diretórios de Pesquisa do CNPq
Micropolíticas das mídias como devires de cultura e Audiovisualidades (GPAV). arsrocha@gmail.com
3
Estudante de Comunicação pela Universidade do