Obesidade
Denomina-se obesidade, uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízo à saúde do indivíduo.
Como se desenvolve ou adquire?
Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais ou familiares), o ambiente individual e familiar, o ambiente sócio-econômico, cultural e educativo. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características peculiares que a distinguem. Especialmente em sua saúde e nutrição.
A obesidade é o resultado de diversas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Assim, filhos com ambos os pais obesos, apresentam altos riscos de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo grupo de pessoas.
Recentemente, vem se acrescentando uma série de conhecimentos científicos referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganham peso, demonstrando cada vez que essa situação se associa na maioria das vezes, com diversos fatores.
Independente da importância dessas diversas causas, o ganho de peso está sempre associado ao aumento da ingestão de alimentos de alimentos e a uma redução do gasto energético correspondente a essa ingestão. O aumento da ingestão pode ser decorrente da quantidade de alimentos ingeridos ou de modificações de sua qualidade, resultando numa ingestão calórica total ou aumentada. O gasto energético, por sua vez, pode estar associado a características genéticas ou ser dependente de uma série de fatores clínicos e endócrinos, incluindo doenças nas quais a obesidade é decorrente de distúrbios hormonais.
O que se sente na obesidade?
O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Independente da severidade, o paciente apresenta importantes limitações estéticas, acentuadas pelo padrão