Obesidade
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Agente Etiológico
3. Fisiopatologia
4. Dados Epidemiológicos
5. Transição Nutricional
6. Sinais e Sintomas
7. Diagnostico
8. Tratamento
9. Conclusão
10. Bibliografia
INTRODUÇÃO
A obesidade pode ser definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal, fator que traz prejuízos à saúde, destacando-se as dificuldades respiratórias, problemas dermatológicos e distúrbios do aparelho locomotor, além de favorecer o desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo II, dislipidemias, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
É considerada uma doença de caráter multifatorial que se integra ao grupo de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, que vem atingindo proporções epidêmicas tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. Sendo relacionada à alta taxa de morbidade e mortalidade.
Além disso a obesidade parece estar muito ligada à infância, pois é nesta fase principalmente, que adquirimos a maior parte das células adiposas, responsáveis pelo armazenamento de gordura no nosso corpo.
Quanto maior o número de células adiposas desenvolvidas durante a infância, maior será a chance de se tornar um adulto obeso.
ETIOLOGIA
A etiologia da obesidade não é de fácil identificação, pois trata- se de uma doença multifatorial com uma complexa interação de fatores que podemos citar como: comportamentais, culturais, genéticos, psicológicos e fisiológicos.
FISIOPATOLOGIA
A fisiologia da obesidade ainda não está completamente esclarecida e os últimos avanços vêm ocorrendo no campo da biologia molecular, que muito tem auxiliado na elucidação desta doença (Escrivãoet al., 2000).
As pesquisas, neste sentido, geralmente seguem duas linhas de abordagem que são complementares: uma linha fisiológica-