Obesidade e Rins
Licenciatura 1º ano
Obesidade e Rins
Alunos: Docente:
2011/2012
Índice
Índice …………………………………………………………………………. 2
Introdução…………………………………………………………………….3
Problemas Renais causados pela Obesidade………………………..4
Prevenção e Tratamento da Lesão Renal associada à Obesidade……………………………………………………………………7
Glomeruloesclerose Segmentar e Focal (GESF)………………………8
Conclusão…………………………………………………………………….9
Bibliografia……………………………………………………………………10
Introdução
A obesidade é uma doença crónica e cada vez mais considerada a nível mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a epidemia global do século XXI. É designada pelo excesso de gordura corporal acumulada capaz de afectar a saúde, assim sendo, constitui um importante factor de risco para o aparecimento, desenvolvimento e agravamento de outras doenças.
Neste seguimento, a obesidade pode induzir problemas a nível do aparelho cardiovascular, como a hipertensão e insuficiência cardíaca, do aparelho pulmonar, como dispneia e embolismo pulmonar, e do aparelho renal, como glomeruloesclerose segmentar e focal secundária.
Esta última será aprofundada nas próximas páginas. Iremos abordar a associação da obesidade e os rins, uma vez que estes são essênciais para o bom funcionamento do corpo humano. A que ter em conta que grande parte dos nutrientes que são ingeridos passam pelos rins para serem filtrados e, posteriormente, reabsorvidos ou excretados. Durante todo o processo de filtração, as células adipocitas podem contribuem de diversas formas para a lesão renal que, por conseguinte, pode evoluir para doença renal crónica.
Problemas Renais causados pela Obesidade
Nas últimas duas décadas, a prevalência da obesidade e, por conseguinte, de síndrome metabólica tem aumentado em proporções alarmantes, não apenas em países desenvolvidos mas também em