números naturais
Nº
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre os números naturais e como estes foram utilizados ao longo dos anos por vários povos.
Origem dos Números Naturais
Os números naturais tiveram origem nas palavras utilizadas para contar objectos, começando pelo número dois, e daí por diante. Uma etapa seguinte foi identificar o número um.
Um número natural é um número inteiro não-negativo (1, 2,
3,...). Em alguns contextos, número natural é definido como um número inteiro positivo, não sendo o zero considerado como um número natural. Nesse caso, indica-se o conjunto pelo símbolo dos números naturais (N) seguido de um asterisco (*).
Os números Naturais e o Homem
Desde a antiguidade, muitos povos utilizaram diferentes formas de registar as contagens e faziam-nas utilizando marcas ou riscos feitos em paredes, ossos ou madeira.
Os diferentes povos tinham a sua maneira de representar os números.
Os Números Naturais e o Homem
Os egípcios antigos possuíam um sistema de números com hieróglifos distintos para 1, 10 e todas as potências de 10 até um milhão.
Os números Naturais e o Homem
No séc.. I a. C., os olmecas e a civilização maia utilizavam o 0 como um número separado aparentemente desenvolvido independentemente Os números Naturais e o Homem
Entre os sistemas de numeração mais antigos encontram-se o utilizado pelos chineses e adoptado mais tarde pelos japoneses.
Os números Naturais e o Homem
Os Maias tinham como base não a dezena, mas a vintena e as potências de vinte. A razão, como se sabe, é devida ao hábito que os seus ancestrais tinham de contar não apenas com os dez dedos, mas também com os seus pés.
Os números Naturais e o Homem
Como vimos, muitas civilizações antigas criaram seus próprios sistemas de numeração. Um deles, criado na Índia, deu origem ao sistema de numeração que hoje usamos
Um avanço posterior na construção do conjunto foi o desenvolvimento da ideia do