numeros naturais
Ao longo da história podemos observar o avanço da Matemática, a necessidade de contar e relacionar quantidades fez com que o homem desenvolvesse símbolos no intuito de expressar inúmeras situações. Diversos sistemas de numeração foram criados em todo o mundo no decorrer dos tempos, sendo os mais antigos originários do Egito, Suméria e Babilônia. Podemos também citar outros sistemas de numeração bastante conhecidos, como o Chinês, os Maias, o Grego, o Romano, o Indiano e o Arábico.
O homem criava situações interessantes na contagem de seus objetos, animais e etc., ao levar seu rebanho para a pastagem ele relacionava uma pedra a cada animal, no momento em que ele recolhia os animais fazia a relação inversa, no caso de sobrar alguma pedra poderia verificar a falta de algum animal.
Mas o homem buscava algo mais concreto, que representasse de uma forma mais simples tais situações. O surgimento dos números naturais (0, 1, 2, 3, 4...) revolucionou o método de contagem, pois relacionava símbolos (números) a determinadas quantidades.
Nomenclatura dos Números Naturais
0- Zero 1- Um 2- Dois 3-Três 4- Quatro 5- Cinco 6- Seis 7- Sete 8- Oito 9- Nove.
Obs.: Os Próximos números são constituídos a partir dos iniciais.
Construção dos Números Naturais
Todo número natural dado tem um sucessor, número que vem depois do número dado, considerando também o zero.
Exemplos: Seja m um número natural.
a. O sucessor de m é m+1. b. O sucessor de 0 é 1. c. O sucessor de 1 é 2.
d. O sucessor de 19 é 20.
Se um número natural é sucessor de outro, então os dois números juntos são chamados números consecutivos.
Exemplos:
a. 1 e 2 são números consecutivos. b. 5 e 6 são números consecutivos.
c. 50 e 51 são números consecutivos.
Vários números formam uma coleção de números naturais consecutivos se o segundo é sucessor do primeiro, o terceiro é sucessor do segundo, o quarto é sucessor do terceiro e assim sucessivamente.